Envolvidos em ataques a ônibus são presos em operação da SSPDS
20 de março de 2015 - 20:00
Em coletiva de imprensa, realizada nesta sexta-feira (19), foi apresentado o resultado de uma operação desencadeada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que culminou nas prisões de dois envolvidos em ataques a ônibus em Fortaleza. Os criminosos foram capturados, na manhã dessa quinta-feira (19), na Região Metropolitana da Capital.
Os presos são: Antônio Erivando Santos de Freitas (25), conhecido como “Pelado”, que responde por receptação, e Paulo Vanute Soares da Silva (22), que responde por roubo qualificado. A dupla foi capturada na cidade de Guaiuba, Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) do Estado. Com eles, os policiais apreenderam uma prensa hidráulica, um carregador de pistola de calibre 380, um veículo Pólo Sedan roubado e 700 gramas de maconha.
A ação policial foi efetuada pela SSPDS, por meio de suas vinculadas Polícia Civil, através da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), e Polícia Militar, através do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) e das inteligências da PM e da SSPDS.
Os dois criminosos foram conduzidos à DRF e autuados em flagrante por tráfico e associação para o tráfico de entorpecentes, receptação e posse ilegal de arma de fogo. Ao decorrer das investigações, eles poderão ainda ser indiciados por tentativa de homicídio – tendo em vista que o condutor de um dos ônibus incendiados sofreu graves ferimentos. Paulo Vanute, também poderá responder por roubo, pois ele foi reconhecido pela vítima que teve o veículo roubado, o qual foi apreendido com eles, como sendo o autor do assalto.
Mandante
De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), o interno identificado pela Polícia Civil como sendo o mandante dos incêndios dos ônibus, ocorrido na semana passada, foi transferido no início desta semana para outra unidade prisional da Região Metropolitana de Fortaleza. O preso é provisório (aguarda julgamento) e responde por receptação, adulteração de sinal de identificação de veículo automotor e associação para o crime.
Sobre a suposta motivação do interno, a Sejus esclarece que a saída dos vendedores ambulantes faz parte de um projeto de organizar e reforçar a segurança na entrada dos complexos prisionais, em que agentes penitenciários treinados estão assumindo o controle de acesso às unidades. Uma área próxima à entrada do complexo está em obras para recebê-los. A Secretaria reforça que trabalha com vistas a garantir a segurança nas unidades prisionais e todas as medidas necessárias serão tomadas, sem jamais ceder a pressões ilegítimas.