Operações da Polícia Civil resultam na captura de nove pessoas

18 de dezembro de 2014 - 19:07

Em menos de uma semana, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), realizou três operações que resultaram na captura de nove pessoas por diversos delitos. As ações também contaram com o apoio de policiais da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Entre os capturados, seis que tentaram resgatar um preso, e um foragido da Justiça do Estado de São Paulo.

Captura de Grupo Criminoso

Mais uma vez, denúncias de populares resultaram em uma operação da Polícia Civil. Desta vez, a delação indicou que um grupo criminoso se preparava para resgatar um preso e, em seguida, cometer assaltos na cidade de Tianguá, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) do Estado. Então, os policiais iniciaram as investigações.

Nesta quarta-feira (17), Maria José Ferreira Gomes (34); Evilásio Martins Nascimento (27); João Paulo Lima dos Santos (30); Francisco Hilton dos Santos Bandeira (31); Aldeir de Sousa Medeiros (19), e um adolescente de 17 anos de idade, foram capturados no Centro do município de Tianguá. Com eles, os policiais apreenderam dois carros, placas de veículos, documentos falsificados e certa quantidade de drogas.

Os cinco adultos foram conduzidos à especializada DRF, onde foram autuados por receptação; associação criminosa; falsificação de documento público; adulteração de veículo automotor; corrupção de menores, e por tráfico de drogas. O adolescente foi conduzido à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi autuado em um ato infracional por tráfico de drogas, receptação e crime contra a paz pública. Em seguida, o menor foi levado ao Ministério Público de Tianguá. Maria José, por sua vez, foi encaminhada à Delegacia de Capturas e Polinter (Decap).

De acordo com a Polícia, o grupo de infratores pretendia resgatar um preso que estava com audiência marcada no Fórum de Coreaú, na AIS 12 do Estado. A primeira pessoa presa foi Maria José, conhecida como ?Mazé?. Ela é apontada pela Polícia como uma traficante da área. Com ela, foi encontrada certa quantidade de drogas. Ao ser abordada pelos agentes, em sua residência, confessou que o bando pretendia resgatar o preso Dário César Morais Silva e indicou a localização dos outros integrantes da quadrilha. Eles estavam escondidos em outra casa, ainda em Tianguá. No local, os policiais apreenderam dois carros com placas clonadas: uma Hilux blindada de placas HXW 3297 e um Corolla de placas OHY 5690, certa quantidade de maconha e outras placas de veículos, além de documentos falsificados como CNH.

Apenas Aldeir e Evilásio não possuíam antecedentes criminais. Maria José responde por receptação. João Paulo e Hilton, juntos, respondem a mais de 20 procedimentos, por crimes como formação de quadrilha; falsificação de documento; tráfico de drogas; corrupção de menores; receptação; uso de drogas; porte ilegal de arma de uso restrito e roubo, entre outros delitos. Além disso, Hilton responde a 12 procedimentos somente por roubo. O adolescente reponde a atos infracionais por homicídio, tráfico de drogas; sequestro e roubo.

A ação policial foi realizada pela DRF, em parceria com os policiais da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS, das Delegacias Regionais de Sobral e de Tianguá.

Captura de Assaltantes

Em uma outra ação policial, após o registro do Boletim de Ocorrência, feito pela vítima, diligências da Polícia Civil resultaram na captura de dois dos quatro envolvidos em uma assalto, ocorrido em uma loja no bairro Mudubim, na AIS 5 de Fortaleza. Francisco Rogério Catarina Mendes (20), que responde por porte ilegal de arma de fogo, receptação e corrupção de menores, e José Luciano Barbosa Pereira (20), que responde receptação, foram presos no Posto Magalhães, em Maracanaú, na AIS 8 do Estado.

De acordo com a Polícia, os quatro assaltantes chegaram no local em uma Hilux roubada de placas ARA 7647 e anunciaram o assalto. Eles ameaçaram os funcionários com um revólver de calibre 38 e os prenderam no banheiro do estabelecimento. Em seguida, invadiram a casa do proprietário do empreendimento, que fica no andar de cima da loja. Os infratores questionaram a vítima sobre a localização de um cofre, e quando encontraram, levaram a quantia de R$ 30 mil.

Os policiais chegaram aos acusados após receber denúncias anônimas informando que o veículo utilizado na ação estaria no Posto Magalhães. Rogério e Luciano foram abordados no veículo e, com eles, os policiais apreenderam o carro, o revólver usado no delito e seis munições. Eles confessaram a participação no crime e ainda indicaram o nome de uma quinta pessoa, que seria quem repassou as informações da existência do dinheiro no estabelecimento.

A dupla foi conduzida à especializada DRF, onde foi autuada em flagrante por roubo, associação criminosa e receptação. Os outros partícipes do crime conseguiram fugir, um deles com o dinheiro roubado.

No último dia 11, os mesmos infratores cometeram o crime de ?saidinha bancária? e levaram o valor de R$ 85 mil de um segurança que levava o malote de dinheiro para uma agência bancária localizada em Maranguape, na AIS 8 do Estado.

Captura de paulista foragido

Os policiais da Coordenadoria de Inteligência da SSPDS receberam denúncias informando que um foragido da Justiça do Estado de São Paulo desembarcaria no Aeroporto Pinto Martins, no último dia 13. Então, na data prevista, os policiais se dirigiram até o local. Anderson Luiz Vidal (36), que é natural da Capital de São Paulo, foi capturado pela Polícia no aeroporto, logo após seu desembarque, vindo de sua cidade natal. Com ele, os policiais apreenderam documentos falsos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e carteira de identidade.

Anderson é foragido há quatro meses de um presídio localizado em São Paulo, onde cumpria pena por roubo. Ele possui um mandado de recaptura, expedido na Capital paulista e não tem antecedentes criminais no Ceará.

O infrator foi conduzido à especializada DRF, onde foi autuado em flagrante por uso de documentação falsa. Em seguida, conduzido Decap, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia paulista já foi informada da captura do foragido em território cearense.