Bombeiros atendem a duas ocorrências de vazamento de gás no Planalto Pici
14 de novembro de 2014 - 11:23
O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) atendeu, na tarde desta quinta-feira (13), a duas ocorrências da mesma natureza: vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, com princípio de incêndio.
As duas ocorrências foram registradas no início da tarde e aconteceram no mesmo bairro, Planalto Pici, pertencente à Área Integrada de Segurança 02 (AIS 02). Os casos ocorreram na Rua Fernão Magalhães e na Travessa Veranópolis. Não foram registradas vítimas, tendo ocorrido apenas danos materiais.
Alerta
O Corpo de Bombeiros alerta para que as pessoas verifiquem sempre a validade da mangueira do seu botijão de gás. Com o tempo as mesmas se desgastam , podendo apresentar vazamentos. Existe também o desgaste do anel de vedação – chamado ouringue. As empresas que comercializam GLP colocam uma substância com odor muito forte e característico para que as pessoas possam perceber qualquer vazamento desse gás.
Em caso de vazamento, abra todas as saídas de ar para que o ambiente fique ventilado e o gás possa se dissipar no ar. Se possível leve o botijão, com o auxílio de outra pessoa, para um local aberto. O grande risco de explosão ocorre quando o ambiente fica confinado e com maior concentração de GLP. Após ventilar o ambiente ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros, através do número 193. Isole o local e não permita que ninguém transite por lá até a chegada da equipe especializada para o atendimento da ocorrência.