Sistema de Verificação de Óbito (SVO) passa a integrar a Ciops

6 de novembro de 2014 - 11:38

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) passou a atuar com mais um órgão, reforçando o trabalho integrado que vem sendo desenvolvido. Desde o dia oito de setembro, o centro de comunicação, responsável por receber as demandas da população e acionar as forcas da segurança, órgãos de trânsito, socorro médico e de urgência quando necessário; passou a contar com o Serviço de Verificação de Óbito Dr. Rocha Furtado (SVO).

O serviço tem por finalidade esclarecer a causa mortis em casos de morte natural sem assistência médica ou quando não houver uma definição da causa, mesmo quando o caso é acompanhado por equipe de saúde.

O SVO Móvel funciona com cinco veículos, estando um deles localizado na Ciops, na sede da SSPDS, à Avenida Bezerra de Menezes, 581; de onde se desloca para atendimento nas residências das vítimas. Antes, para receber o atestado de óbito por mortes naturais, as famílias tinham que mandar os corpos dos parentes para serem examinados na sede do SVO, no bairro Messejana. “O atendimento do 190 é a chave para o acesso à informação do óbito. O SVO dentro da Ciops veio para humanizar o evento morte. Com esse atendimento, nós conseguimos diminuir o sofrimento da família, uma vez que o trâmite burocrático foi simplificado e os velórios podem se estender um pouco mais. A nossa intenção é também acolher as famílias neste momento delicado”, explica o Diretor-Geral do SVO, Francisco José Ferreira Simão.

Do dia oito de outubro ao dia quatro de novembro, 156 atendimentos de SVO foram contabilizados, segundo a Ciops. Para solicitar o serviço, basta ligar para o 190. Quando acionado, uma equipe do SVO Móvel – formada por um médico, um assistente social e um motorista – se desloca até a casa onde ocorreu a morte e libera a declaração de óbito no próprio domicílio. Para os casos de morte violenta, o atendimento é realizado pela Perícia Forense do Ceará (Pefoce). 

A Ciops

Atualmente, atuam na Ciops 12 forças, sendo elas: Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado (Pefoce), além do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/Ce), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Defesa Civil, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Guarda Municipal, Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) e, agora, SVO e também Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).