Delegacias recebem novo Sistema de Informação Policial
3 de novembro de 2014 - 11:41
A mudança do Sistema de Informações Policiais (SIP) do ambiente cliente/servidor para a plataforma Web já foi implementada em 31 Delegacias de Polícia Civil (DPC) do Estado do Ceará. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e da Delegacia Geral da Polícia Civil.
O sistema, denominado de SIP3W, será instalado em Delegacias Regionais, Municipais, Especializadas, Distritais e Unidades Policiais. Trata-se de uma plataforma digital, que permite mais dinâmica na troca de informações. “A utilização da tecnologia do SIP3W nas Delegacias facilitará a implantação de plataformas atualizadas, com a possibilidade de transmissão de informação via Web, inclusive com a troca de processos policiais diretamente com o Poder Judiciário”, destaca o Delegado Fernando Menezes, da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS.
Tal tecnologia já está sendo, inclusive, utilizada de forma experimental, na Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), recém-inaugurada no bairro de Fátima, em Fortaleza. O novo sistema SIPWeb atende a todas as funcionalidades atuais do SIP, bem como agrega novas funcionalidades e melhorias, tais como: a identificação biométrica de pessoas, anexação de fotos durante o registro de um procedimento policial, além da permissão da localização georreferenciada de ocorrências.
SIP
O SIP que se encontra em operação atualmente entrou em produção no ano de 2000 e, ao longo de sua existência, passou por várias atualizações, visando atender as alterações conjunturais da Polícia Judiciária. As últimas mudanças foram feitas em junho de 2013, durante a ampliação do atendimento da Delegacia Eletrônica, quando foi registrado aumento no número de Natureza dos Fatos a serem alimentados no sistema.
Atualmente o SIP encontra-se instalado em mais de 150 localidades, entre Delegacias, órgãos vinculados à SSPDS, Controladoria Geral de Disciplina (CGD) e outros.