Sistema de informações web da Polícia Civil começa a ser implantado

14 de julho de 2014 - 10:28

O Sistema de Informações Policiais (SIP), que é utilizado pelos servidores da Polícia Civil do Ceará, está sendo atualizado para a versão Sistema de Informações Policias 3W (SIP3W) e gradualmente as delegacias estão recebendo a nova ferramenta. A Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) migrou o sistema nesta segunda-feira (08). As próximas delegacias a recebem o novo sistema serão as de Russas e Eusébio.
 
O SIP3W possibilita o acesso remoto, através da plataforma web, e foi desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em substituição à primeira versão do SIP, facilitando as futuras atualizações do sistema.
 
O novo sistema tem um maior controle na obrigatoriedade dos dados informados e também restrições de acesso somente das máquinas liberadas para o uso do aplicativo. Outro ponto de destaque é controle de acesso implementado através do Sistema de Controle de Autenticação (SCA), que é responsável por gerenciar o acesso dos usuários à aplicação, disponibilizando diversas funcionalidades de bloqueios de usuários. O sistema também possui uma funcionalidade para evitar a duplicidade dos cadastros de pessoas, alertando usuário responsável pela manutenção dos cadastros a existência de duplicidades.

O cadastro de objetos envolvidos nos procedimentos foi otimizado com a adequação e o acréscimo de novas informações, tornando os esses cadastros mais completos e objetivos. Para o cadastro de veículos envolvidos em procedimento foi disponibilizado um link com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), gerando uma busca de dados dos veículos através da placa ou chassi, trazendo informações cadastramento de procedimentos.
 
No SIP3W, foi possível acrescentar o BEO ADMIN (Boletim Eletrônico de Ocorrência da parte Administrativa), que é utilizado pela Delegacia Eletrônica, com uma interface que deixa as informações compactadas, facilitando assim a análise das ocorrências e agilizando todo o processo de validação dos boletins.
 
O SIP, que se encontra em operação atualmente entrou em produção no ano de 2000, e ao longo de sua existência passou por várias atualizações, visando atender as alterações conjunturais da Polícia Judiciária. As últimas mudanças foram feitas em junho de 2013, durante a ampliação do atendimento da delegacia eletrônica, quando foi aumentado o número de Natureza dos Fatos a serem alimentados no sistema. Atualmente, o SIP encontra se instalado em mais de 150 localidades, entre delegacias, órgãos vinculados à SSPDS, Controladoria Geral de Disciplina (CGD), dentre outros.
 
O SIP3W se encontra em fase de testes e algumas delegacias, como a DCA, estão migrando para o novo sistema, que está sendo acompanhado pelos técnicos da CTIC para realização de ajustes, se necessários.