Governo e Ministros discutem estratégia operacional para o BRICS

7 de julho de 2014 - 20:13

Os ministros Eduardo Cardozo (Justiça) e Celso Amorim (Defesa) e comitiva estiveram em Fortaleza, na última sexta-feira (04). Na oportunidade, acompanhados pelo Secretário da Segurança Pública, Servilho Paiva, eles visitaram as instalações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), localizado na sede da SSPDS; e acompanharam o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança do Estado, do Município e da União no monitoramento e na tomada de decisões relativas ao plano de segurança para os jogos da Copa.

Os ministros chegaram à Fortaleza em companhia do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi; do Secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos (SESGE-MJ), Andrei Passos Rodrigues; da Secretária Nacional de Segurança Pública (SENASP-MJ), Regina Miki; do Secretário-Executivo adjunto da Casa Civil da Presidência da República, Gilson Alceu Bittencourt, do Diretor Geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Wilson Roberto Trezza.

BRICS

Mais cedo, eles estiveram com o governador Cid Gomes e o secretário da Segurança no Palácio da Abolição, onde discutiram os detalhes operacionais para a realização da VI Conferência de Cúpula do BRICS, que será realizada no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza, logo após a Copa, nos dias 15 e 16 de julho.

Para o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Silva de Paiva, "a visita e a escolha de Fortaleza como sede do BRICS decorre do exemplo de segurança que o Ceará deu a todos os Estados com a realização de grandes eventos", ressaltou.

Todos os países do BRICS sediaram pelo menos uma Cúpula. Os encontros precedentes foram realizados em Ecaterimburgo, Rússia (2009); Brasília (2010); Sanya, China (2011); Nova Délhi, Índia (2012) e Durban, África do Sul (2013). Em 2014, será a vez de Fortaleza sediar a cúpula.