Cerca de 7 mil profissionais atuarão diariamente durante a Copa

9 de junho de 2014 - 12:43

Coletiva de imprensa realizada na manhã de hoje (06), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE), marcou a apresentação oficial do Plano de Segurança da Copa do Mundo FIFA 2014, que começa no próximo dia 12 e tem Fortaleza como uma das cidades-sede.

Mais de sete mil profissionais estarão envolvidos, diariamente, nas ações de segurança do Mundial. O efetivo diário contará com 3.757 agentes da Polícia Militar (PM), 377 da Polícia Civil (PC), 207 do Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), 60 da Perícia Forense (60) e outros 270, divididos entre as Coordenadorias de Inteligência (Coin), de Planejamento Operacional (Copol), de Operações de Segurança (Ciops) e de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.

Durante a apresentação do plano, o Secretário de Segurança Pública, Servilho Silva de Paiva, enalteceu o efetivo empregado. “Estamos recebendo mil novos policiais militares, que tomarão posse no próximo dia 10, e também mais 370 policiais civis que vão somar forças. Com a oferta da presidenta Dilma [Rousseff] em disponibilizar as Forças Armadas para atuação no nosso Estado – em complementação às forças públicas estaduais – nós estamos preparados para enfrentar qualquer situação prevista na Copa. Aliás, nós já realizamos um trabalho diário. O evento esportivo dura 30 dias. A nossa Copa ?Em Defesa da Vida? é diuturna”, ressalta.

Outras forças parcerias também reforçarão as ações de segurança durante a Copa, a exemplo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que atuará com 30 profissionais, a Polícia Federal (PF) com 386, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 217, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEM) com 20, a Ministério da Defesa com 793, a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) com 620 e a Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) com 270.

Todas as forças trabalharão de maneira convergente no esquema operacional que prevê ações de vistorias, escoltas e batedores, assim como a integração das operações através do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), Regional (CICCR), Móvel (CICCM), Local (CICCL), Plataformas de Observação Elevada (POE) e Delegacia Móvel.

Os planos tático e operacional de segurança contemplarão os principais aparelhos urbanos de Fortaleza, tais como a Arena Castelão, Fifa Fan Fest, Aeroporto Internacional Pinto Martins, Portos do Mucuripe e Pecém.

Clique AQUI para baixar a apresentação da Coletiva