PM recebe equipamentos antibomba para Copa do Mundo

6 de junho de 2014 - 12:38


O Batalhão de Polícia de Choque da Polícia Militar do Estado do Ceará (BPChoque/PMCE) recebeu equipamentos especiais para manuseio, detecção e destruição de bombas e agentes químicos. Os artefatos estão prontos para serem utilizados a partir da próxima semana com início da Copa do Mundo, que tem Fortaleza como uma das cidades-sede.

O “kit” inclui um robô – chamado de “510 PackBot” -, um braço robótico, trajes e escudos antifragmentação, aparelhos de raio X, além de acessórios que auxiliarão os agentes da segurança em operações mais arriscadas.

O material é fruto de investimentos oriundos do Governo do Estado e da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ).

Sobre o 510 Packbot

O robô 510 PackBot tem fabricação americana e atua com funções de detecção e desativação de explosivo e materiais perigosos; vigilância, reconhecimento, pontos de verificação, inspeções pessoais, invasão tática de edifícios, desobstrução de rotas e resposta a emergências, ampliando as condições de pronta resposta dos policiais.

A máquina pesa 19 quilos e utiliza, ainda, um sistema de lasers para localizar atiradores e morteiros antes que o primeiro tiro seja disparado. A tecnologia do equipamento já é utilizada por soldados americanos na remoção de bombas plantadas em laterais de estradas.