Polícia desarticula esquema de venda ilegal de medicamentos em Fortaleza

6 de junho de 2014 - 12:35


No final da manhã de hoje (05), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) realizou a prisão de Rafael Saraiva Vieira (33). Ele é farmacêutico e revendia medicamentos de uso controlado, sem a devida autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A prisão ocorreu na Rua Equador, no bairro da Parangaba, Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza, onde funciona a farmácia de propriedade do acusado.  No local, a Polícia apreendeu vasta quantidade de medicamentos de uso controlado – como antidepressivos, tranquilizantes e sedativos – que eram comercializados sem o aval da Anvisa. Tal registro é necessário devido à necessidade de cuidados especiais no armazenamento dos medicamentos e um controle sobre a venda ao público.

Rafael Saraiva Vieira foi conduzido ao 5.º Distrito Policial (DP), onde confessou ter adquirido o material de Francisco Rômulo, preso em flagrante por policiais militares no último domingo(02) sob acusação de envolvimento em esquema de venda ilegal de medicamentos. Rafael será autuado no Artigo 33 da Lei Anti drogas. 

O esquema

Após a prisão de Francisco Rômulo, no último domingo (02), iniciou-se uma investigação para apurar um suposto esquema fraudulento envolvendo desvio de medicamentos que seriam distribuídos em postos de saúde do Estado. As investigações estão direcionadas ao 5.º DP, que segue apurando o esquema fraudulento.