Jornalistas participam de treinamento para atuação em áreas de conflito

6 de junho de 2014 - 12:29


A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) sediou, nesta quinta-feira (05), o 1.º Curso sobre atuação dos Profissionais de Imprensa em áreas de conflito.

A programação teve início durante a manhã, com abordagem dos temas “Terrorismo”, “Gerenciamento de crise”, “Cobertas e Abrigos” e “Rotas de Fugas”, ministrados pelo Capitão da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Alkimar Sampaio de Sousa.

Na oportunidade, representantes do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Ceará (Sindjorce), Associação Cearense Emissoras Rádio e Televisão (Acert) e profissionais de diversos veículos de comunicação do Estado tiraram dúvidas sobre os equipamentos de segurança que devem ser utilizados durante as grandes coberturas, a exemplo da Copa do Mundo Fifa 2014 e reunião do BRICS.

À tarde, os jornalistas participaram de painel com o tema “Investigação de ações delituosas durante as manifestações”, com o Delegado de Polícia Civi
l (PC), Ricardo Romagnoli, que tomou por base ocorrências comuns verificadas em grandes eventos.

A questão dos armamentos e equipamentos de proteção individual também foi explanada durante o treinamento pelo comandante do BPChoque, major Alexandre Ávila.

A programação incluiu, ainda, demonstração da utilização de munições não letais. Artefatos artesanais foram apresentados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).