Operação integrada investiga irregularidades em unidades de saúde em Quixadá

4 de junho de 2014 - 16:35

A Polícia Civil do Ceará (PCCE), através da Delegacia Regional de Quixadá, e Ministério Público (MP), realizaram na manhã de hoje (03) uma operação para apurar denúncias de irregularidades junto a órgãos de saúde pública do município, pertencente à Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Estado.

A operação foi realizada pelo MP de Quixadá, por meio dos promotores André Clarck, Carolina Jucá e Francisco Enaltan, com apoio da Delegacia Regional, Delegacia Municipal de Quixeramobim e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) da mesma cidade.

As denúncias apontavam falta de medicamentos e materiais básicos nas unidades de saúde. Entre as unidades visitadas – Hospital Municipal Eudásio Barroso, Secretaria de Saúde, Comissão de Licitação, além de um outro posto, na localidade rural de Guarujá – as denúncias foram, de fato, constatadas. Em todos os locais visitados, os policiais apreenderam documentos referentes à entrada e saída de medicamentos.

As investigações seguirão, agora, para o MP, que vai analisar a documentação apreendida e apurar os gastos com as compras e licitações.

No que se refere, a administração, foi verificado que tais unidades hospitalares não possuem o controle de estoque sobre a distribuição dos medicamentos, ou seja, eram entregues nas unidades sem notas de conferência. Este fato pode apontar para desvio de verba, o que deverá ser devidamente investigado”. Ressaltou o titular da Delegacia Regional, delegado Alexandre Ferraz.