Solenidade marca entrega da nova Ciops

2 de junho de 2014 - 10:26

Cerimônia realizada na manhã de sexta-feira (30), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), marcou a inauguração oficial da nova estrutura da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O centro de comunicação, responsável por receber as demandas da população e acionar as forcas da segurança, órgãos de trânsito, socorro médico e de urgência quando necessário; foi deslocado da Rua Silva Paulet, 545, no Meireles, onde funcionou por 15 anos,  para a sede da SSPDS, na Avenida Bezerra de Menezes, 581.

A nova estrutura disponibilizada para a Ciops abrange um moderno sistema de atendimento e despacho, com atualização do mapa cartográfico de Fortaleza. Essa atualização adotada permite mais precisão e rapidez das viaturas no deslocamento aos locais dos chamados.

A modernização da Ciops inclui, ainda, a migração do sistema de radiocomunicação da Capital e Região Metropolitana da plataforma analógica para o sistema digital Tetrapol, já utilizado em alguns países da América Latina. Essa tecnologia permite uma melhor qualidade das transmissões e a segurança da comunicação das ocorrências policiais. Além disso, com o novo sistema será possível haver comunicação entre os municípios da Região Metropolitana e a Capital.

Durante a solenidade de inauguração, o Governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, destacou os desafios da Segurança: ?É uma área complexa, mas como gestor do Estado tenho a consciência de que tudo que está ao alcance têm sido feito e vamos continuar fazendo mais por essa área. Eu não vou desistir de garantir o mínimo a população que é o seu direito de ir e vir com tranquilidade. E hoje mais uma vez damos a demonstração de que procuramos o que é melhor para dotar a segurança do nosso estado, seja aumentando o efetivo ou entregando equipamentos de trabalho incorporados a novas tecnologias. De cada dois profissionais existentes nos quadros da segurança pública, um foi contratado por essa gestão?, lembrou o Governador.

Acompanhado pelo Secretário da Segurança Pública, Servilho Silva de Paiva, Cid Gomes conheceu o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), onde funciona a nova Ciops. O equipamento, localizado na sede da SSPDS, coordenará todos os procedimentos operacionais relacionados à segurança da cidade.

O espaço funciona 24 horas por dia, abrigando representantes dos serviços de emergência que estão à disposição da população e são oferecidos pela Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Defesa Civil, serviços de trânsito e de saúde, entre outros.

Os investimentos voltados ao CICCR foram de R$ 31 milhões, oriundos do Governo do Estado e da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ). O equipamento será utilizado em grandes eventos previstos na Capital, recebendo também órgãos das esferas municipal e federal, a exemplo da Copa do Mundo FIFA 2014, que começa no próximo dia 12.

127 viaturas são entregues

Além destes investimentos, outros R$ 57 milhões foram direcionados à aquisição de novas viaturas para as forças de segurança do Estado, sendo 330 ao todo. Durante a solenidade de sexta-feira (30), o governador Cid Gomes e o Secretário Servilho Paiva oficializaram a entrega de 127 veículos.

Sessenta e um deles serão direcionados à Polícia Militar (PM), para incremento no policiamento ostensivo na Capital e também no interior do Estado; e outras 53 serão utilizadas por policiais civis para utilização na atividade de polícia judiciária. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) receberá 13 viaturas, sendo cinco de Auto Bomba Tanque, que atuarão nas ocorrências de combate a incêndio; duas de resgate, que atuarão nas ocorrências de emergência Pré-Hospitalar; e seis de salvamento, que serão direcionadas às ocorrências de salvamento por via terrestre e aquática. Duzentas e três outras viaturas estão em fase de empenho. A expectativa é de que elas sejam entregues até julho deste ano.

?Todas as estruturas disponibilizadas, a exemplo da nova CIOPS e do CICCR, bem como as viaturas entregues, servirão para apoiar o trabalho de todos aqueles que fazem as forças de segurança do Estado do Ceará. Quero aproveitar essa oportunidade para agradecer a todos que ajudam a fortalecer o nosso projeto. A união de todas as forças é fundamental para o êxito da política de segurança que desejamos para o Ceará?, concluiu o Secretário Servilho Paiva.

Cento e vinte e sete novas viaturas foram entregues.