Bombeiros reforçam ações de combate à seca no Estado

30 de maio de 2014 - 15:35


A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (Cedec/CBMCE) está intensificando as medidas de resposta e enfrentamento à seca no Estado.  Atualmente, dos 184 municípios que compõem o Ceará, 152 se encontram em situação de emergência, número que representa percentual de 83% de atingidos.

O reconhecimento da situação de emergência é uma das competências do Cedec. Através dessa análise e diagnóstico, são providenciados os trâmites para que as cidades recebam ajuda de assistência às vítimas.

Além do diagnóstico, confere ao Cedec a prestação de assistência humanitária por meio do fornecimento de água tratada transportada em caminhão tipo pipa, geomonitorado, denominada Operação Carro Pipa (OCP) e, além disso: instalação e recuperação de poços e assistência humanitária.

Saiba mais:

Setenta e duas mil cestas com 11 itens de alimentação básica foram adquiridas pela Cedec, com recursos transferidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Além disso, foram distribuídos cinco mil galões com cinco litros de água potável e cem mil filtros de para filtração da água no domicílio das famílias mais afetadas pela seca no Estado.

Todas as informações são baseadas em dados registrados nos últimos dois anos e estão disponíveis no site da Cedec. Acesse: www.defesacivil.ce.gov.br.