SSPDS intensificará a Operação Coletivo Seguro

30 de maio de 2014 - 15:37

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 29, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Ceará uma reunião com representante da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), da Polícia Militar (PMCE), do Sindicato dos Trabalhadores Transporte Rodoviária no Estado do Ceará (Sintro), do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). A reunião teve como objetivo discutir sugestões para melhorar a segurança dos transportes públicos da Capital. Um dos pontos definidos foi uma reunião, já agendada para o próximo dia 6 de junho.

Entre as solicitações dos representantes dos sindicatos, estão a entrada de policiais militares nos terminais de ônibus e a circulação de viaturas ostensivas nas ruas com maior incidência de assaltos.  “A SSPDS esta atenta e a Operação Coletivo Seguro continua acontecendo. Vamos reforça-la, visando a segurança dos passageiros e dos profissionais”, declarou o delegado Fernando Menezes, coordenador de Planejamento Operacional da SSPDS.

A Operação Coletivo Seguro foi implementada pela SSPDS em fevereiro deste ano e visa a repressão de ações criminosas em coletivos e nas principais vias de circulação de ônibus e vans.

Apreensão

Enquanto era realizada a reunião, policiais militares apreenderam um adolescente de 13 anos, que já responde por roubo, contravenção penal e tráfico de drogas. Ele confessou ter participado do crime que vitimou fatalmente o motorista Francisco Erivaldo Matias Marinho, 53, e esfaqueou o cobrador Francisco Valderir Carneiro, que permanece sob atendimento médico no Instituto Doutor José Frota (IJF).

De acordo com a Polícia, um homem e outro adolescente também participaram da ação. A Polícia agora continua as investigações para capturar o restante dos envolvidos. O adolescente foi apreendido em um matagal no Bonsucesso (Área Integrada de Segurança 02) e foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi autuado por latrocínio e em seguida encaminhado para uma Unidade de Recepção. A Polícia trabalha agora para prender os outros dois envolvidos no crime.

Manifestações

Durante todo o dia de hoje, foram realizadas várias manifestações nos terminais de ônibus dos bairros Papicu, Siqueira, Messejana, Parangaba e Antonio Bezerra. A única manifestação que gerou ocorrência policial foi realizada pela manhã, no terminal da Messejana. No total, 21 ônibus foram apedrejados e cinco pessoas acabaram presas e autuadas em flagrante, no 6.ºDP, por dano ao patrimônio. Os presos são Juciê Felix da Silva (20); Ivo Robson Lopes dos Santos (24); Madyson Gomes Távora (18); Francisco Wellington de Oliveira Pinheiro, (22) e Adriano de Jesus da Conceição (20).