SSPDS faz reunião de integração entre as forças de segurança pública para a Copa do Mundo

23 de maio de 2014 - 09:48

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), através da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional, realizou, nesta quinta-feira (22),  treinamento de nivelamento técnico dos membros natos e convidados do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, Local e Móvel (CICCR, CICCL e CICCM). O treinamento aconteceu na sede da Academia Estadual de Segurança Pública, no bairro Mondubim, em Fortaleza.

A capacitação traçou os últimos detalhes previstos para segurança, saúde, central de vistoria nuclear, escoltas e mobilidade urbana. Os órgãos tiveram a oportunidade de explanar sobre suas experiências desde a Copa das Confederações, além dos testes feitos após o evento até o fim deste mês.

Entre os temas tratados, estiveram os planos operacionais da Policia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Comando de Defesa de Área (Forças Armadas), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Comissão Nacional de Energia Nuclear. Também foram destacadas as funcionalidades do Centro de Inteligência Regional, Célula de Inteligência Operacional, Central de Escolta, CICCR, CICCL e CICCM.

“A reunião serve para, além de nos integrar com todas as forças de segurança, compartilhar as experiências e passar as diretrizes finais para que ocorra um grande evento que é a Copa do Mundo Fifa 2014”, explica Fernando Menezes, coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional.

Sobre o treinamento

Servindo como parte das ações para segurança na Copa do Mundo FIFA 2014, os debates instruíram os membros compostos que participam diretamente dos Centros Integrados de Comando e Controle para grandes eventos.  Além dos órgãos citados, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Sindiônibus, Departamento da Polícia Rodoviária Federal e Agência Brasileira de Inteligência também discutiram as suas ações operacionais integradas.