SSPDS participa de Rede de Proteção de Direitos Humanos para Copa do Mundo

23 de maio de 2014 - 10:31

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) sediou, nesta quinta-feira (22), reunião para apresentação e discussão do Plano Operacional de Atuação na Copa do Mundo FIFA 2014, previsto pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

A agenda de convergência elaborada pelo governo federal prevê uma rede de atendimento à população voltada especialmente aos chamados “grupos prioritários” – crianças e adolescentes e população em situação de rua – que integra vários poderes dos estados por meio de suas competências e respeita o planejamento de segurança já previsto por cada cidade-sede do Mundial, à exemplo de Fortaleza.

Presente à reunião o Secretário Adjunto da Segurança Pública e Defesa Social, Wilemar Rodrigues, manifestou a disponibilidade da SSPDS em colaborar com a Rede de Proteção de Direitos Humanos através dos seus agentes. “Acreditamos na importância dessa convergência entre os poderes para o sucesso do trabalho de segurança a ser realizado na Copa e em outros grandes eventos”, ponderou.

Os encontros da rede vêm sendo realizados em todas as cidades-sede da Copa, sendo Fortaleza a sexta Capital a receber a visita do grupo. Durante o encontro desta quinta (22), realizado no Centro Integrado de Controle e Comando Regional (CICCR), o Diretor da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato Teixeira, parabenizou à SSPDS pelo projeto de segurança idealizado para o torneio. “De todas as capitais que já visitamos, Fortaleza certamente figura como a Capital com a melhor infraestrutura e plano de segurança implementado” , ressaltou.

Além da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), estiveram presentes representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB), Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPGE), Ministério Público Estadual (MPE),  além da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional da SSPDS, Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE).