SSPDS apresenta programa Em Defesa da Vida para órgãos e demais poderes do Estado

21 de maio de 2014 - 20:46

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresentou, na manhã de hoje (21), as ações e diretrizes do programa “Em Defesa da Vida” a representantes de órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

Durante a reunião, realizada no prédio do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na sede da SSSPDS, o Secretário da Segurança Pública do Estado, Servilho Paiva, ressaltou a importância do programa. “O ?Em Defesa da Vida? parte do princípio da socialização dos poderes na construção de uma política de segurança eficaz para o estado. Nós já acompanhamos, semanalmente, os números registrados em todas as AISs do Estado, como uma forma de avaliarmos as políticas já realizadas e traçarmos novos objetivos. A união entre os poderes, alvo da reunião de hoje, irá potencializar isso”, pontuou.

Estiveram presentes representantes da Justiça Federal,  Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (ALCE), Procuradoria da República, Defensoria Pública, Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penitenciária, e Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), além dos representantes das vinculadas da SSPDS – Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Perícia Forense (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC).

Representando a sociedade civil, o idealizador do movimento “Fortaleza sem Medo”, Bosco Couto, aprovou a ideia da integração entre todos. “Os governos passam mas as instituições e a sociedade ficam. O secretário [Servilho Paiva] falou que os resultados surgem após, em média, dois anos. Então não podemos interromper agora essas ações já iniciadas. Essse tem quer ser um Programa de Estado, não de Governo.”, frisou.

O Programa

O “Em Defesa da Vida” foi lançado no dia dez de abril. A iniciativa divide o território do Ceará em 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs), onde todas as forças que compõem o Sistema de Segurança atuãm para redução dos índices criminais, por meio do cumprimento de metas.