Delegacia de Canindé investiga causas do acidente com ônibus

20 de maio de 2014 - 10:02

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional de Canindé, instaurou inquérito policial para investigar as causas do acidente com o ônibus da empresa Princesa dos Inhamuns, ocorrido no último domingo (18), na localidade de Jubaia, no Município de Canindé.

De acordo com a delegada Gisele Martins, responsável pelo inquérito, Francisco das Chagas Pereira Costa (53), motorista do ônibus, foi ouvido e liberado após depoimento e realização de exame no etilômetro, que deu negativo para a hipótese de ingestão de bebida alcoólica.

Testemunhas oculares afirmaram que o motorista tentou desviar de uma motocicleta que vinha na contramão e acabou perdendo o controle do veículo. A polícia trabalha agora para identificar todos os envolvidos no acidente.

Vítimas fatais

Na tarde de hoje (19), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), confirmou a morte de 18 pessoas no acidente (veja a lista no final da matéria). Equipes da Pefoce, da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) e da Coordenadoria de Perícia Criminal (Copec), estiveram no local do acidente e trabalharam na identificação dos corpos. Até o momento, apenas uma pessoa não foi identificada.

Outras 21 vítimas foram socorridas com ferimentos em ações integradas, que tiveram o suporte do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Uma guarnição do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) foi direcionada ao local, distribuída entre a viatura de salvamento e uma ambulância do Grupamento de Socorro de Urgência (GSU). Outros três bombeiros que se encontravam de folga foram voluntários nas ações de resgate, totalizando, assim, dez bombeiros militares envolvidos na operação. Os mesmos atuaram diretamente no socorro, triagem e remoção das vítimas mais graves e, ainda, com vida.

A ambulância do GSU realizou o transporte de vítimas aos hospitais da região e a guarnição do Salvamento atuou na remoção dos corpos, auxiliando o trabalho da Perícia Forense em virtude do grande número de vítimas.

Policiais militares do 4.º Batalhão de Polícia Militar (BPM) deram o suporte no local, onde realizaram o isolamento da área. Vinte policiais, entre os de serviço e voluntários à paisana, participaram do mutirão de salvamento.

Transporte aéreo

Devido à proporção do acidente, já considerado o maior registrado em rodovias do Ceará nos últimos dez anos, bem como da necessidade do pronto atendimento de emergência, a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS também foi acionada e participou da operação em Canindé.

Três vítimas em estado grave foram transportadas em duas aeronaves e encaminhadas ao Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza. Uma das aeronaves empregada é do modelo EC 145, uma UTI aérea com equipamentos aeromédicos de ultima geração, para os quais o efetivo da Ciopaer e também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram capacitados por profissionais alemães na ultima semana.

PEFOCE – CANINDÉ:

Identificação Papiloscópica: