Operadores da Ciopaer e equipe médica do Estado recebem treinamento de resgate aéreo

12 de maio de 2014 - 19:49

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), e Secretaria de Saúde (Sesa) participam, a partir desta segunda-feira (12), de treinamento para o uso dos equipamentos médicos utilizados nas duas novas aeronaves de salvamento providas com Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).

Uma equipe de médicos europeus e brasileiros – especialista em atendimento médico, paramédico e intensivo – ministra o curso para cerca de 50 profissionais, entre pilotos, engenheiros, médicos, enfermeiros, bombeiros, policiais civis e militares do Estado. 
Além do uso adequado dos equipamentos, serão feitos treinamentos para urgência e resgate nas aeronaves. O curso, que segue até quarta-feira (14), tem duração de 24 horas/aula, regulamentando o uso do equipamento tripulado segundo as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“O principal objetivo deste treinamento é nivelar todos os operadores para que tenham o procedimento correto e padrão. Sendo assim, pilotos, engenheiros, civis e militares falarão a mesma língua e saberão proceder corretamente sem que haja discordância na operação de resgate”, detalha o delegado Francisco Alves, coordenador da Ciopaer.

UTI Aeromédica

Cada UTI aeromédica tem uma autonomia de três horas ou 600 quilômetros, contando com toda a tecnologia de resgate e salvamento. Desta forma, o Ceará é o primeiro Estado brasileiro a oferecer esse serviço público de resgate com o mesmo padrão dos países europeus.