SSPDS recebe comitiva de segurança para a reunião do BRICS

7 de maio de 2014 - 18:20

A Secretaria da Segurança e Defesa Social (SSPDS) recebeu, nesta quarta-feira (7), os membros do Conselho de Segurança do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O objetivo da reunião foi tratar sobre as ações de segurança que serão realizadas durante o encontro dos chefes de Estados do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

A equipe do Conselho discutiu, juntamente com as forças estaduais e federais, as táticas que serão utilizadas pelos órgãos de segurança nos locais em que estarão as autoridades. Para o desenvolvimento dessas ações, serão integradas as forças da SSPDS (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros), Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), além de membros da Presidência da República, Ministério das Relações Exteriores e Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge) do Ministério da Justiça.

Entre os assuntos discutidos, foram abordadas as diretrizes de segurança no Aeroporto Internacional Pinto Martins, no Centro de Eventos de Fortaleza e nos hotéis, alinhando com as estratégias de trânsito nas vias de acesso, com o trabalho dos batedouros, além do apoio e assistência às embaixadas e comitivas das nações.

“Contar com as forças estaduais e federais é de vital importância para que o planejamento de todo evento saia da forma mais exemplar”, destaca o conselheiro Francisco Fontenelle, coordenador de logística do grupo de Trabalho do BRICS do Ministério das Relações Exteriores.

Para Fernando Menezes, coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional da SSPDS, com os treinamentos e as ações já feitas pelas corporações, as forças estão preparadas para o evento do BRICS no Estado do Ceará.