SSPDS inicia eixo autoridade do programa ?Crack, é possível vencer?

24 de abril de 2014 - 10:05

O programa “Crack, é possível vencer” do Governo Federal, composto por três eixos – autoridade, cuidado e prevenção -, terá sua primeira diretriz implantada a partir desta quinta-feira (17). Neste primeiro momento, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Militar, executa o eixo autoridade, que representa o resgate e a continuidade da autoridade em territórios fragilizados.

As ações que serão desenvolvidas pela Polícia Militar têm caráter experimental e serão testadas em comunidades dos bairros Genibaú (AIS 2), Vicente Pinzón (AIS 3) e Messejana (AIS 4). Em cada comunidade, serão utilizadas duas viaturas, duas motos e uma base móvel de monitoramento.

Segundo o tenente Messias Mendes, do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), os locais serão ocupados por policiais militares, com abordagens especializadas em locais de usos de drogas. "O nosso principal objetivo é restabelecer a manutenção da ordem e a tranquilidade pública", reitera o tenente.

O programa "Crack, é possível vencer" tem a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack, o projeto também visa o enfrentamento do tráfico de drogas nos bairros da capital. Os demais eixos do programa – cuidado e prevenção – serão implantados posteriormente. Na diretriz de cuidado, serão disponibilizados serviços de saúde e assistência social na abordagem ampla aos usuários de entorpecente. No eixo de prevenção, serão realizadas ações intersetoriais feitas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal na prevenção do uso de drogas.

Para saber mais sobre o programa, acesse o site: http://www2.brasil.gov.br/crackepossivelvencer/home