Grupo de Apoio às Vítimas de Violência amplia atuação nos bairros

15 de abril de 2014 - 11:54

O Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom) retomou as ações Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV), que presta suporte às vítimas diretas e familiares.

As visitas são realizadas nas Áreas Integradas de Seguranças (AIS) 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, que correspondem aos bairros de Fortaleza e também à Região Metropolitana. O critério para visita é estabelecido de acordo com o mapeamento dos últimos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), ou seja, homicídios registrados nas últimas 72 horas.

Segundo o comandante do BPCom, Tenente-Coronel Cláudio Mendonça, Praia do Futuro e Vicente Pinzón estão entre os bairros mais visitados na Capital. Ele ressalta, ainda, a importância da iniciativa: “O GAVV tem um retorno social muito bom. Através dele o cidadão pode ver que a polícia está mais próxima da comunidade e pode saber que terá a nossa assistência em situações delicadas”, conclui.

O grupo, formado por oito policiais do Batalhão, realiza, em média, sete visitas por dia. Eles possuem formação psicopedagógica para atuação no atendimento às vítimas e encaminhamento ao Centro de Apoio Psicossocial (Caps), quando necessário.

A expectativa é que, até o final do ano, as ações do GAVV sejam expandidas, também, paras as regiões Norte e Sul do Estado.