Governo do Estado do Ceará lança programa de reforço da Segurança Pública

11 de abril de 2014 - 10:59

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), lançou nesta quinta-feira (10) o Programa “Em Defesa da Vida”, que reforça a segurança pública no Ceará.

O Programa divide o território do Ceará em 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS), onde todas as forças que compõem a segurança atuarão na redução dos crimes de homicídio e assalto, por meio do cumprimento de metas.

Só este ano, devem ser destinados, através do Programa, R$ 120 milhões exclusivamente para o pagamento da remuneração extra dos policiais. “Se fala em segurança como um sistema bem distribuído, entre investimentos em equipamentos, salarial e aumento do efetivo, e durante esses quase oito anos procuramos fazer além disso. Agora, introduzmos essa política como um estímulo aos profissionais da polícia que atuam nas ruas. É uma nova metodologia com metas a serem cumpridas e com recompensas por essas metas alcançadas”, destacou o governador Cid Gomes.

Todas as áreas possuem metas de redução de crimes, aferidas diariamente. Os policiais das áreas que atingirem as metas e produzirem resultados, reduzindo os crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e crimes  violentos contra o patrimônio (CVP), terão direito a uma compensação financeira especial, que será depositada em suas  contas a cada 90 dias.

Das 18 áreas, cinco conseguiram reduzir o número de CVLI em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. E 16 conseguiram diminuir os CVPs. “Mesmo funcionando em caráter experimental, muitas tarefas foram realizadas nesse curto espaço de tempo. E não podemos perder de vista o objetivo de levar mais tranquilidade à sociedade cearense”, estimulou o secretário da Segurança Pública, Servilho Paiva.

Pagamento
Os valores variam de acordo com o desempenho de cada área; das patentes dos policiais e bombeiros militares e das classes dos policiais civis; e se exercem função ostensiva ou administrativa. Por exemplo: um soldado que trabalha em serviço administrativo está recebendo R$ 189,82, já um coronel também do serviço administrativo, R$ 379,63. Já um inspetor ou escrivão de classe 1 ou um soldado bombeiro ou soldado PM da Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1), a que mais salvou vidas no Estado, está recebendo R$ 2.100,68. Um coronel ou delegado especial da mesma AIS 1 tem disponível o valor de R$ 4.201,68.

Investimento
Na ocasião de lançamento do programa, Cid Gomes explanou os investimentos que o Governo vem fazendo na área da segurança pública com o objetivo de dotar o Ceará de um eficiente e profissionalizado sistema policial.

Segundo ele, nesses últimos sete anos, o investimento do Estado na Segurança mais que dobrou, pulando de R$ 696,9 milhões, em 2006, para mais de R$ 1,47 bilhão em 2013. “Até o último dia do meu mandato em vou trabalhar, vou lutar e quero sensibilizar a população para uma cultura de paz no Ceará”, reforçou Cid Gomes.

Veja os dados de 1o trimestre de CVP e CVLI por AISs.