Núcleo de Busca e Salvamento retira crianças de alagamento

10 de abril de 2014 - 12:07

Mais de cem municípios do Estado registraram chuvas nas últimas horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Em Fortaleza, o volume d?agua alcançou 41 milímetros, causando alguns alagamentos.

Um deles foi registrado no bairro de Fátima, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) da Capital. Um veículo de transporte escolar que conduzia 11 crianças teve problemas mecânicos quando atravessava um alagamento. O fato aconteceu no cruzamento da Avenida Treze de Maio com Rua Senador Pompeu.

A equipe do Núcleo de Busca e Salvamento (NBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) esteve no local, retirando as 11 crianças do veículo.

Alerta

A Defesa Civil alerta para os riscos envolvendo situações como esta. Para evitar ou diminuir os desastres e os transtornos nos períodos de fortes chuvas e tempestades, como os atuais, a corporação faz algumas recomendações:
Se estiver dentro do carro durante a tempestade, tomar cuidado com as poças de água, pois podem ocultar crateras. Ao atravessá-las, manter aceleração contínua em primeira marcha, dirigir devagar mantendo a distância do carro da frente e evitar lugares baixos. Caso o carro esteja alagado e o nível da água continuar a subir, parar, abandonar o veículo e procurar abrigar-se em local seguro.

Realizar limpeza dos telhados e calhas; manter limpos os ralos, esgotos, galerias, valas, etc; retirar entulhos dos quintais, áreas, becos e ruas; providenciar a poda ou corte de arvores com risco de queda e reforçar muros e paredes pouco confiáveis.

Em caso de urgência, entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.