SSPDS assina termo de cooperação técnica entre os estados do Nordeste

3 de abril de 2014 - 12:06

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu, nesta quarta-feira (02), a reunião do Comitê Integrado de Segurança Pública do Nordeste, que coordena a Operação Divisa Segura. Em pauta, esteve a discussão sobre a segurança entre as divisas dos estados do Nordeste. Na ocasião, estiveram presentes os principais representantes das secretarias de Segurança Pública do Nordeste, além da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Coordenadoria de Inteligência e Coordenadoria Integrada de Operações Policiais (Copol) da SSPDS.

O objetivo dos encontros, que são mensais, é proporcionar a integração de operações na área de Segurança Pública no combate à criminalidade, em especial aos crimes de roubos a instituições bancárias, veículos de cargas, ações de controle e fiscalização, tráfico de armas e drogas em todo o Nordeste.

Na ocasião, o secretário da Segurança Pública do Estado do Ceará, Servilho Paiva, assinou o Termo de Cooperação Técnica com os demais estados. "Desta forma, damos uma maior celeridade nas operações integradas entre as forças dos estados, desburocratizando o sistema e trocando informações. Essas ações, com a troca de informações das inteligências, contribuem para um maior acompanhamento na fiscalização entre as divisas do Nordeste", explicou o secretário.

O encontro discutiu ainda medidas preventivas e de repressão à criminalidade nas áreas de divisa dos Estados, com ações policiais integradas, juntamente com órgãos de fiscalização, do planejamento à operacionalidade.

O secretário executivo da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (SEDS-PB) e coordenador do Comitê Integrado de Segurança Pública do Nordeste, Jean Nunes, comentou sobre as ações já realizadas com outros estados e salientou a importância da integração com o Estado do Ceará. "Já alcançamos bons resultados, com a articulação entre os órgãos de segurança dos estados, no combate ao tráfico de armas e drogas, além da desarticulação de quadrilhas que agem em diversos pontos diferentes do país", ressaltou Nunes.