Operação Coletivo Seguro resulta em queda de 57,1% nos roubos

28 de março de 2014 - 12:33

As ocorrências de roubo em ônibus, micro-ônibus e vans que circulam diariamente pelas seis Áreas Integradas de Segurança (AIS) da Capital registraram queda de 57,1% em um mês da Operação Coletivo Seguro.

De 19 de fevereiro – data do início da ofensiva – até 19 de março, foram contabilizados 60 registros de infrações nos coletivos, ante a 140 no mesmo período de 2013. Em números absolutos, a redução foi de 80 ocorrências.
A tendência é de uma queda ainda maior, uma vez que se tratam de dados parciais não consolidados pela Assessoria de Análise Estatística e Criminal da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (AAESC/SSPDS).

A estratégia da Operação Coletivo Seguro prevê ações que abrangem, desde abordagens e revistas pessoais de passageiros, a um trabalho de inteligência com policiais dentro dos coletivos e vans.  Cinquenta e cinco linhas – sendo 40 delas de ônibus e 15 de vans – são contempladas.

A ação é uma parceria do Governo, através da SSPDS, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e Sindicato dos Permissionários do Transporte Complementar de Fortaleza e Região Metropolitana (Sindivans).