SSPDS e Ministério Público prendem envolvidos em fraudes de licitação em Maracanaú

20 de março de 2014 - 13:58

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em uma ação conjunta com a Procuradoria Geral de Justiça do Ceará (MP/CE), realizaram uma operação, na manhã da última terça-feira (18), para cumprimento de 15 mandados de prisão temporária e de 27 mandados de busca e apreensão.

A operação foi originada por meio de dois Procedimentos de Investigação Criminal instaurados para apurar crimes de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha contra a Administração Pública do Município de Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) do Estado.
Os ilícitos envolvem as empresas Cacique Construções e Serviços Ambientais Ltda ME, Alves Oliveira Construções Ltda ME, R. Schuch Construções Ltda e J. Filho Construções Ltda. Todas as empresas foram acusadas de fraudarem e manipularem, juntamente com o vice-prefeito de Maracanaú, Carlos Eduardo Bandeira de Mello, os processos licitatórios da prefeitura do município.

Dez pessoas foram presas. São elas: Edson Pereira de Sousa, Marcos Henrique Bandeira de Mello, Frederico Pinheiro Magalhães, Jairo Fontenelle Marques Filho, Marcos Barboza da Silva, Rafael Freitas Reis de Mello, Elaine da Costa Mota, José Pereira Nunes Filho, Egídio Cordeiro de Abreu Filho e Antônio Alves da Cruz.
Todos foram encaminhados à Delegacia de Capturas (Decap), onde serão feitos os procedimentos. O vice-prefeito Carlos Eduardo e outras quatro pessoas envolvidas no esquema continuam foragidas.

Da ação e efetivo
No total, 155 policiais participaram da ação, sendo 116 da Polícia Civil do Estado (PCCE), 20 da Polícia Militar (PM), além de 15 integrantes da Coordenadoria de Inteligência e quatro da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional da SSPDS.

Os mandados de Prisão e de Busca e apreensão foram solicitados pelo Ministério Público e expedidos pelo juiz da 1.ª Vara Criminal de Maracanaú, Antônio Jurandy Porto Rosa Júnior, cujo cumprimento pela Polícia Civil abrangeu os municípios de Maracanaú, Fortaleza, Maranguape e Aquiraz.

Coletiva realizada na última terça-feira (18) apresentou o caso a imprensa.