SESGE realiza encontro com representantes da Segurança Pública em Fortaleza

17 de março de 2014 - 11:18

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE)participou, na quinta (13) e sexta-feira (14), de reunião com representantes operacionais da Segurança Pública das Cidades-Sede da Copa do Mundo Fifa 2014 e das cidades centros de treiamento para o Mundial.

Organizado pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, o encontro teve como foco a conclusão dos planos táticos integrados para a Copa.

Na oportunidade, os representantes dos Estados puderam apontar as experiências no uso das soluções para a segurança e ressaltar os resultados nos testes feitos por suas cidades. Entre as temáticas abordadas estiveram: o plano tático, operacional e de evacuação dos estádios; segurança nas fronteiras, portos, aeroportos, aparelhos urbanos e Fifa Fan Fest; além de gerenciamento de crises, manifestações, vistorias, escoltas e batedores.

Também estiveram em pauta os resultados dos testes com os Centros Integrados de Comando e Controle Regional, Móvel e Local (CICCR, CICCM e CICCL), com a POE (Plataforma de Observação Elevada) e com o Sistema de Imageamento Aéreo, mostrando a eficácia no acompanhamento dos grandes eventos realizados – no caso do Ceará: na Arena Castelão e no Aterro da Praia de Iracema, que abrigarão a Fifa Fan Fest 2014.

O encontro, realizado em Fortaleza, teve a presença do diretor de operações da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE),do Ministério da Justiça, Cristiano Barbosa Sampaio; do Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Servilho Paiva, e do representante do Comitê Organizador Local da Fifa (COL/FIFA), Andrey Reis.

Coletiva

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde de sexta-feira (14), o diretor de operações da SESGE, Cristiano Barbosa Sampaio, ressaltou a escolha do Estado como sede do encontro, colocando o Ceará como um dos estados mais avançados na preparação da Copa do Mundo.

Na oportunidade, ele ainda lembrou o sucesso nas ações táticas e de monitoramento realizadas na Copa das Confederações e em seus grandes eventos – a exemplo de shows internacionais como o de Paul McCartney, Beyoncé, Elton John, além do Ano Novo de Fortaleza.