Operação Carnaval 2014 tem início nesta sexta-feira

28 de fevereiro de 2014 - 19:21

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio de suas vinculadas, deu início hoje (28) à Operação Carnaval em Fortaleza e demais municípios do Estado. Todas as 18 Áreas Integradas de Segurança (AIS) estão sendo contempladas com ações de segurança, além do monitoramento e salvamento de banhistas no litoral.

Para marcar o início das ações, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) realizou solenidade de abertura no Núcleo de Busca e Salvamento (NBS), localizado à Avenida Presidente Castelo Branco, na manhã desta sexta-feira. Na oportunidade, foi realizada apresentação de um simulado de resgate de afogamento, a exemplo do que será feito na Praia do Futuro, em Fortaleza, e em outros pontos mais movimentados nesse período festivo.

Segundo o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel João Carlos de Araújo Gurgel, o compromisso com cidadão se faz presente sempre que há o chamado das tropas da corporação. O comandante lembrou, em seu discurso, o empenho dos bombeiros no recente caso de desabamento de um prédio em Aquiraz, congratulando a tropa e os oficiais envolvidos e dedicando as ações do grupo de salvamentos às crianças mortas no acidente.

No total, o CBMCE empregará neste Carnaval 702 profissionais e 85 viaturas no Carnaval.

Polícia Militar inicia reforço das tropas

Também nesta sexta-feira (28), a Polícia Militar reuniu no pátio externo do Comando Geral o efetivo que irá reforçar as tropas do interior do Estado durante este período extraordinário. Durante o discurso, o Comandante Geral da corporação, Coronel Lauro Prado, desejou um bom serviço a todos e ratificou as diretrizes operacionais oriundas da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.
A Operação Carnaval 2014 contará com o número de 2.888 policiais militares, distribuídos principalmente nos municípios que possuem o maior de número de foliões. A citada operação iniciou-se nesta sexta-feira e só terminará na quarta-feira de cinzas.

Efetivo extra

O efetivo receberá um reforço de todos os órgãos de segurança pública do Estado. Nesse incremento, há um total de 4479 homens e 464 viaturas das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense doCeará, além da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional e de Inteligência da SSPDS. Quatro aeronaves da Ciopaer estarão em Fortaleza, Sobral, Aracati e Iguatu.