SSPDS divulga operação de segurança para show do músico Elton John

25 de fevereiro de 2014 - 09:27

O esquema de segurança para o show do cantor Elton John foi apresentado na última segunda-feira (24), durante coletiva de imprensa realizada na Arena Castelão, em Fortaleza.

O show, marcado para quarta-feira (26), servirá como um simulado da operação de segurança prevista para a Copa do Mundo Fifa de 2014, que tem Fortaleza como uma das cidades-sede.

Trezentos e dezenove agentes da Segurança Pública estarão envolvidos na operação, sendo 18 homens da Polícia Civil (PC), 270 da Polícia Militar (PM), 19 do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), seis da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) e seis da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (COPOL), vinculadas da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS). Além desses, 64 viaturas estarão empregadas no trabalho.

Na oportunidade, o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), Coronel Kennedy Pimentel, detalhou o plano de segurança previsto para o entorno da Arena Castelão, local do evento. Segundo ele, durante o espetáculo serão utilizadas as estruturas e os equipamentos do CICCR, sediado na SSPDS; do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), no Castelão; do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), que é um caminhão carreta que ficará estacionado nas proximidades do estádio; da Plataforma de Observação Elevada (POE) – caminhão que contém 14 câmeras em uma torre de 15 metros de altura; do Imagiador – câmera ultraHD – acoplado em helicóptero do Ciopaer; além das 86 câmeras espalhadas pela cidade.

Além do aparato da SSPDS, participam da operação a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), que empregará 130 agentes no ordenamento do tráfego; Guarda Municipal, com 60 agentes; Secretaria Executiva Regional VI (SER VI), com 35 agentes; Brigada de Incêndio, com 48; além da segurança privada ao evento.

No total, a operação de segurança do show contará com 874 homens e 203 viaturas.