Quartel do CBMCE sedia reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca

25 de fevereiro de 2014 - 09:20

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) divulgou o prognóstico de chuvas para o próximo trimestre de 2014. A previsão climática para os meses de março, abril e maio foi apresentada durante reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará, realizada semanalmente no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). 

O estudo aponta 40% de probabilidade de chover abaixo da média histórica, 40% de chance de chover na média e 20% de possibilidade de chuvas acima da média.

A reunião abrangeu, ainda, o debate de estratégias de enfrentamento à seca entre o Ministério da Integração Nacional e o Governo do Estado, dentre outras ações emergenciais e preventivas já executadas pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros com a participação de diversos outros órgãos estaduais. 

Ações emergenciais
Desde maio de 2012, a CEDEC/CBMCE tem executado diversas ações para reduzir os danos à população afetada pela seca, que atinge 177 municípios cearenses, os quais estão em situação de emergência reconhecida. No balanço das ações, foram adquiridas e distribuídas 70 mil cestas básicas, 100 mil filtros de polipropileno, além de 317 poços instalados.