Polícias Militar e Civil realizam treinamento para grandes eventos

24 de fevereiro de 2014 - 10:34

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), através da Academia Estadual de Segurança Pública (AESP), está realizando o treinamento para uso diferenciado da força das Polícias Civil e Militar para grandes eventos.

O objetivo é preparar o policial para o serviço operacional, obedecendo a doutrina internacional de direito humanos, além de prepará-lo  para grandes eventos, como a Copa do Mundo Fifa 2014 ou mesmo situações de crise.

Segundo o coordenador do curso, Capitão Francisco Holanda, do Batalhão de Choque da Polícia Militar (BPCHOQUE/PM), toda a preparação é voltada para ações de enfrentamento ostensivo. "A tropa está preparada para utilizar o poder policial conforme a reação do indivíduo infrator, evitando o abuso de autoridade e o uso indiscriminado da força, usando alternativas não letais", ressalta o coordenador.

O treinamento vai acontecer até junho para toda a corporação das Polícias Civil e Militar. Entre os módulos de treinamento, estão a explicação da doutrina militar e dos direitos humanos internacionais, treinamento de armas letais e não letais, técnicas de negociação, gerenciamento de crises e oficinas práticas de abordagem.