Simulação de Segurança para a Copa será realizada no show do Elton John

21 de fevereiro de 2014 - 19:10

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizará um simulado da operação de segurança para a Copa do Mundo Fifa 2014 durante o show do cantor Elton Jhon, na próxima quarta-feira (26). Os últimos detalhes sobre a operação foram acertados em reunião realizada, na manhã desta sexta-feira (21), na Arena Castelão, com diversos órgãos das esferas federal, estadual e municipal.

Durante o espetáculo, serão utilizadas as estruturas e os equipamentos do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), sediado na sede da SSPDS; do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL), no Castelão; do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), que é um caminhão carreta que ficará estacionado nas proximidades do estádio; da Plataforma de Observação Elevada (POE) – caminhão que contém 14 câmeras em uma torre de 15 metros de altura; do Imagiador – câmera ultraHD – acoplado em helicóptero do Ciopaer; além das 86 câmeras espalhadas pela cidade.

As imagens e informações captadas por cada um desses equipamentos serão transmitidas para o CICCR, na sede da SSPDS, e retransmitidas para o Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, com backup no Rio de Janeiro.

Sobre a operação especial de segurança, o coordenador da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional da SSPDS, Fernando Menezes, ressaltou que todo o gerenciamento das operações para esse e outros eventos estão em total entendimento entre a Secretaria, suas vinculadas – Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense – e demais órgãos de segurança das esferas federal e municipal. Até a realização dos jogos da Copa, outras simulações de segurança serão realizadas em grandes eventos.

Coletiva – Na próxima segunda-feira (24), às 10 horas, a Arte Produções, organizadora do show, e a Secretaria Especial da Copa (Secopa) realizarão entrevista coletiva na Arena Castelão para apresentação dos esquemas de trânsito, segurança e transporte público para o dia do show do cantor Elton John.