Polícia Militar desenvolve ação cidadã integrada de segurança em bairros da AIS 2

21 de fevereiro de 2014 - 09:57

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da ação do comando da Polícia Militar que atua na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2), tem realizado reuniões de integração da segurança e desenvolvimento social nas comunidades da área.

A iniciativa visa fortalecer o elo entre as comunidades e os órgãos públicos para que haja uma maior integração, ajudando a população a alcançar um estado de ordem social e segurança pública. Os encontros são realizados nas associações de moradores dos bairros, com a participação dos principais órgãos reguladores da Capital, empresas de serviços e órgãos de segurança pública do Estado.

Na quinta-feira (13), a reunião foi realizada no Bom Jardim, contando com as participações das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Companhia Energética do Ceará (Coelce), Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e moradores do bairro. No centro da discussão, a segurança das comunidades foi debatida, além das reivindicações da população sobre os principais problemas e serviços carentes do bairro.

Dando continuidade às reuniões com a população, em outros bairros, além de estarem disponíveis nos locais dos encontros, urnas serão distribuídas em igrejas, escolas e associações para ajudar nas sugestões e denúncias feitas pelos moradores – principalmente daqueles que não querem se identificar, garantindo ainda mais a participação da população -, além de receber críticas sobre as ações e abordagens ofensivas feitas pelos policiais.

Segundo o comandante da AIS 2, Tenente Coronel Rogério Nascimento, essas reuniões serão feitas em todos os 19 bairros que integram a área, sempre em conjunto com alguma liderança ou associação local. “Toda essa iniciativa ajuda na confiança das ações dos órgãos de segurança publica e dos serviços prestados à população. Estamos fazendo mais que segurança. Estamos fortalecendo e gerando o desenvolvimento social sustentável das comunidades”, ressalta do comandante.