NOTA – SSPDS e Polícia Militar

14 de fevereiro de 2014 - 21:45

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e o Comando Geral da Polícia Militar informam que já foram tomadas as providências no sentido de buscar a verdade dos fatos e apurar denúncias de participação de policiais na morte de Francisco Ricardo Sousa, na última quinta-feira, no bairro Maraponga, em Fortaleza.

Foram abertos procedimentos na Polícia Civil, na Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança e Sistema Penitenciário (CGD) e na própria Polícia Militar para investigar a atuação dos três soldados, que participaram da ocorrência. Os policiais, que já foram ouvidos, tiveram prisão temporária decretada.

A SSPDS e o Comando Geral da PM frisam que a função da Polícia Militar é proteger a população e que não compactuam com desvios de conduta e crimes praticados por seus servidores. Se confirmada a participação dos policiais na morte, eles serão responsabilizados.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social ressalta que atos de vandalismo em protesto à morte de Francisco Ricardo, como o incêndio de um ônibus, nesta sexta-feira, só irão causar prejuízos à própria população. Dois suspeitos de participar do incêndio já foram identificados e estão sendo procurados.