Operações Integradas nas AISs movimentam a Capital

11 de fevereiro de 2014 - 13:15

As Polícias Civil (PCCE), Militar (PMCE) e o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) realizaram, no último final de semana, Operações Integradas nas Áreas de Segurança 1, 2 e 3 (AIS 1, 2 e 3) de Fortaleza. As ações tiveram como foco a prevenção e repressão da prática de atos delituosos, tais como furtos, roubos, bem como o tráfico e consumo de entorpecentes.

Com base nos dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), os comandantes mapearam as principais comunidades que registram índices elevados de delitos. Foram feitas abordagens nos bairros Pirambu, Barra do Ceará, Vila Velha e Jardim Iracema, pertencentes a AIS-1; Conjunto Ceará, Bom Jardim, Granja Lisboa, Siqueira e Canindezinho, da AIS-2; e Vicente Pinzón, Serviluz, Cidade 2000 e Papicu, da AIS-3.

Segundo o responsável da Polícia Civil pela AIS-1, Romério Almeida, foram apreendidos 50 tabletes de maconha, 17 tabletes de cocaína e 50 pedras de crack, além de efetuados três flagrantes – por tráfico de drogas, furto e homicídio- e recolhidas 49 motos e ciclomotores por irregularidades ou falta de documentos.

Já o comandante da Polícia Militar, responsável pela AIS-2, Tenente-Coronel José Rogério Nascimento, registrou apreensão de 49 motos e oito ciclomotores , dez carros e 38 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) por irregularidades ou falta de documentos. Além disso, foram presas cinco pessoas em flagrante, entre elas um menor de idade, e apreendidos um revólver calibre 32, seis pedras de crack, 9,6g de cocaína e 109,8g de maconha. Na oportunidade, a Secretaria Executiva Regional cinco (SER V) também atuou, notificando 18 estabelecimentos e oito ambulantes nas Praças, além de ter interditado seis bares.

No total das Operações nas AISs 1,2 e 3, foram apreendidos: 106 veículos, 38 Carteiras de Habilitação, 17 tabletes de cocaína, 56 pedras de crack e 80 tabletes de maconha. Além disso, oito pessoas foram presas em flagrante.

As três Operações contaram com a participação de 286 homens de órgãos do Governo do Estado do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza.