Operação Carro Pipa: Defesa Civil do Estado recebe 17,6 milhões para resposta à seca

7 de fevereiro de 2014 - 10:52

A Operação Carro Pipa, executada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), receberá recursos da ordem de 17 milhões e 600 mil reais. O montante foi autorizado por meio de portaria da Secretaria Nacional de Defesa Civil e viabilizará a continuidade do abastecimento d’água em caráter emergencial às vítimas da seca do Ceará.

O aporte foi discutido em reunião realizada em Brasília entre o Comandante Geral do CBMCE, coronel João Carlos de Araújo Gurgel, e o Secretário Nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior. Na oportunidade, o coronel Gurgel apresentou as ações de resposta à seca já executadas pela CEDEC/CBMCE e a necessidade dos recursos financeiros para continuidade da assistência à população.

No total, já foram empregados pela CEDEC/CBMCE mais de 21 milhões de reais em ações de abastecimento emergencial d’água potável, beneficiando mais de 284 mil pessoas. Com o recurso liberado, espera-se atender até 314 mil pessoas em 59 municípios demandantes da Operação.

Ações emergenciais
Desde maio de 2012, a CEDEC/CBMCE tem executado diversas ações para reduzir os danos à população afetada pela seca, que já atinge 177 municípios cearenses, os quais estão em situação de emergência reconhecida.

No balanço das ações, foram adquiridas e distribuídas 70 mil cestas com 11 itens de alimentação básica para assistência nutricional às famílias mais afetadas. Além disso, a população recebeu 100 mil filtros de polipropileno para filtração da água nos próprios domicílios e teve instalado 317 poços. Outros 416 poços ainda devem ser instalados. Os equipamentos devem ampliar o acesso à água potável às comunidades afetadas pela seca em 59 municípios cearenses.