Batalhão Ambiental resgata 556 espécies de animais em janeiro

6 de fevereiro de 2014 - 11:23

Quinhentas e cinquenta e seis espécies de animais – dentre aves, répteis e mamíferos – foram resgatadas pelo Batalhão de Policia Militar Ambiental (BPMA) em janeiro de 2014 em todo o Ceará. Do total resgatado, 517 se referem a aves e 39 a répteis e mamíferos.

As duas maiores apreensões de espécies foram realizadas em Maracanaú, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS-8), e no município do Crato, que faz parte da Área Integrada de Segurança 11 (AIS-11), onde policiais encontraram 63 pássaros. Nesta última, 19 pessoas foram presas e encaminhadas à Delegacia Regional do Crato (19º DP), onde foi registrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Na Região Metropolitana de Fortaleza, a operação policial resultou no resgate de 97 pássaros silvestres e um réptil. Dois homens foram autuados e encaminhados à Delegacia Metropolitana, onde foi registrado um TCO.

No total, foram contabilizados 11 TCOs e dois Boletins de Ocorrências em janeiro em todo o Estado. Todos os acusados responderão por Crime Ambiental.

Soltura
As aves, répteis e mamíferos apreendidos nas operações foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama ). Eles devem passar por uma avaliação e, posteriormente, serão libertados em regiões de solturas credenciadas. No total, o Estado conta com dez áreas desse tipo, na Capital e Interior.

A soltura é prevista pela Lei 9.605/98 e ratificada pelo Decreto 3.179/99. No entanto, o ato deve ser vinculado a programas específicos de manejo das espécies previstos na instrução normativa 179/2008.