SSPDS registra alta na apreensão de armas de fogo

5 de fevereiro de 2014 - 10:31

Como um dos resultados que vem sendo obtidos pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com uma maior integração entre as polícias civil, militar e o Corpo de Bombeiros, destaca-se o crescente número de apreensão de armas de fogo. O balanço parcial neste mês de janeiro contabilizou 488 armas apreendidas no Estado.

O balanço divulgado pela SSPDS também aponta alta no número de armas apreendidas no Ceará em 2013, comparado a 2012. No ano passado, foram 6.124 armas apreendidas em todas as 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs), ante 6.000 em 2012. O mês com maior registro de apreensões em 2013 foi novembro, com 573 armas coletadas; seguido pelo mês de janeiro, com 549 apreensões.

O comandante geral da Polícia Militar, Coronel Lauro Prado, destaca a importância do trabalho de apreensão realizado pelas polícias militar e civil. “Os números divulgados são reflexo de árduo trabalho desenvolvido pelos órgãos de segurança, sendo consequência de diversas ações realizadas com o objetivo de tirar do seio da sociedade cearense o máximo de armas em situação irregular. Dentre essas ações, podemos citar a orientação dada aos nossos policiais para fazerem o maior número possível de abordagens a pessoas em atitude suspeita; a implantação de blitze barreira em todo o Interior do Estado, bem como blitze de saturação nos locais que registram alto índice de violência”, ressaltou.

A proibição da posse ou porte de arma de fogo é regulada no Brasil por mais de uma lei. O indivíduo flagrado em uma das situações irregulares estará passível à pena de detenção que varia de um a seis anos de reclusão, além de multa.