SSPDS realiza nova reunião estratégica para Copa 2014

30 de janeiro de 2014 - 20:24

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou, nesta quinta-feira (30), a segunda reunião de alinhamento estratégico para a Copa do Mundo de Futebol Fifa 2014. O encontro, realizado no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), localizado no complexo da própria SSPDS, no bairro São Gerardo; contou com a presença de diversas autoridades nacionais e estaduais, além da imprensa, que pôde conhecer o CICCR.

Na oportunidade, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva, destacou a tecnologia implantada no CICCR, através das duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs), que são caminhões com torres de 15 metros de altura com 14 câmeras cada; dos dois Centros Integrados de Comando e
Controle Móveis (CICCMs), que ficarão localizados no Estádio Castelão e na
Praia de Iracema
; das 86 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da Capital. O Secretário enfatizou, ainda, o reforço de policiais militares e civis para o Mundial de Futebol.

No País, o número estimado de profissionais de Segurança Pública envolvido no Mundial chega a 100 (cem) mil. Segundo o titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Passos Rodrigues, o investimento total do Governo Federal no torneio alcança R$ 1,17 bilhão de reais, com média de até 80 milhões por unidade da Federação. "São investimentos que vão ficar como um legado para a Segurança Pública, que são úteis para o cotidiano da comunidade do país", pontuou Rodrigues.

Representando a Defesa Nacional, o Chefe do estado Maior Conjunto das Forças Armadas, General De Nardi destacou algumas medidas a serem adotadas para a Copa: "Definiremos algumas táticas e faremos mudanças estratégicas para a Copa do Mundo de 2014, tomando por base a Copa das Confederações".

A reunião contou ainda com a presença dos comandantes locais da Aeronáutica e do Exército; do coordenador de Planejamento Operacional da SSPDS, delegado Fernando Menezes; do coordenador da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS), coronel Kennedy Pimentel; do superintendente da Polícia Federal no Ceará, Renato Casarini; além de representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).