SSPDS sedia reunião de órgãos que atuarão na Copa do Mundo de Futebol

23 de janeiro de 2014 - 12:09

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu na manhã desta quarta-feira, 22, diversas autoridades municipais, estaduais e nacionais para tratar da atuação de seus órgãos e entidades na Copa do Mundo de Futebol Fifa, que ocorre neste ano de 2014. O encontro foi realizado no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), localizado no complexo da própria SSPDS, no bairro São Gerardo. A reunião serviu para alinhamento, troca de informações e fortalecimento da parceria dos órgãos envolvidos diretamente na realização do Mundial.

O evento foi aberto pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva, que expressou a importância de um encontro com todos os atores responsáveis por garantir a tranquilidade e segurança dos cearenses e turistas durante a Copa do Mundo. O Secretário enfatizou que só acredita em resultado positivo quando todos trabalham em união.

Em seguida, o titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), do Ministério da Justiça, Andrei Augusto Passos Rodrigues, falou sobre a atuação da pasta nacional e destacou que o Governo Federal está investindo uma média de R$ 80 milhões para a estruturação de segurança em cada um dos estados que receberão jogos.

Complementando a apresentação do secretário Andrei Passos, o diretor operacional da Sesge, Cristiano Barbosa, detalhou como funciona a ação conjunta entre Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília, Centros Integrados de Comando e Controle Regional (CICCR), nos Estados, Centros Integrados de Comando e Controle Móveis (CICCM) e os Centros Integrados de Comando e Controle Locais (CICCL), nos estádios.

O coordenador de Planejamento Operacional da SSPDS, Delegado Fernando Menezes, mostrou toda a estrutura que a Secretaria da Segurança do Ceará irá disponibilizar para o sucesso e tranquilidade da Copa do Mundo. Entre os equipamentos apresentados, está uma supercâmera acoplada a um dos helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), que é capaz de captar imagens detalhadas em grande distância.

A reunião ainda contou com a presença do secretário Especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa; dos comandantes locais da Aeronáutica, Exército e Marinha; dos titulares das vinculadas da SSPDS, Polícia Civil, Polícia Militar, Perícia Forense e Bombeiros Militares; dos superintendentes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal; além de representantes de órgãos como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Autarquia Municipal de Trânsito, Serviço Público e Cidadania (AMC) e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).