SSPDS beneficia mais de 13 mil profissionais de segurança pública em 2013

20 de janeiro de 2014 - 15:03

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP-CE), beneficiou, no ano de 2013, 13.370 profissionais de segurança pública em diversos cursos de formação inicial, habilitação e ascensão profissional, ensino a distância (EAD) e em instruções e cursos de capacitação e extensão.

 

Na formação inicial, foram formadas duas turmas do Curso de Formação Profissional ao cargo de Soldado da Polícia Militar do Ceará (CFP/SD/PMCE), contabilizando 2.045 novos PMs. Para a Polícia Civil, 627 novos inspetores foram formados e mais 410 estão concluindo o Curso de Formação. A Perícia Forense também foi contemplada recebendo 159 novos colaboradores, dentre médicos peritos legistas, peritos legistas, peritos criminais e auxiliares de perícia.

 

Na formação continuada, foram habilitados 1.838 agentes de segurança, proporcionado assim, a ascensão profissional dos mesmos. Nas carreiras militares, 953 profissionais concluíram cursos de habilitação e ascensão em 2013, dentre eles o Curso Superior de Segurança Pública para a Polícia e Corpo de Bombeiros Militar (CSSP/PM/BM), o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, e os Cursos de Habilitação a Subtenente PM, a Sargento PM, e a Cabo PM e BM. A Polícia Civil teve 885 profissionais, dentre escrivães e inspetores, aperfeiçoados. Foram realizados Cursos de Aprimoramento para Escrivão de 3ª Classe e de Classe Especial, e para Inspetor de 2ª, 3ª e Classe Especial.

 

Na modalidade de Ensino a Distância (EaD), 6.518 participaram de cursos online ofertados em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP|MJ).

 

Mais 1.773 foram capacitados em cursos de extensão, como o de Perícia Ambiental, Operações de Choque Montado, Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário, o Curso de Especialização em Policiamento com Motocicletas, o Curso de Segurança de Autoridades, em convênio com a Casa Militar, o Curso de Formação Profissional da Guarda Municipal de Sobral, dentre outros.