BALANÇO 2013 – SSPDS reduz índice de mortes violentas pelo terceiro mês seguido

10 de janeiro de 2014 - 19:09

As ações desempenhadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) têm surtido efeito e o número de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) vem caindo gradativamente. É o que aponta os dados apresentados pelo titular da pasta, Servilho Paiva, na tarde desta sexta-feira, 10, durante coletiva na sede da SSPDS, no bairro São Gerardo. Levando em conta a média de mortes nos nove primeiro meses do ano de 2013, com a redução do último trimestre, foram evitados 269 crimes letais no último trimestre do ano.

Comparando-se o mês com o imediatamente anterior, outubro registrou uma queda de 2,9% com 437 ocorrências (se comparado com setembro); novembro caiu 10,8%, com a marca de 390 (em relação a outubro); e em dezembro mais uma redução de 2,8% (comparado a novembro), fechando o último mês do ano com 379 vítimas.

Caso os Crimes Violentos Letais Intencionais seguissem o aumento médio registrado até setembro (de 4,5%), no quarto trimestre do ano teriam acontecido 1.475 mortes. Entretanto, graças ao trabalho desenvolvido, o período contabilizou 1.206 vítimas, ou seja, 269 vidas foram salvas. O mês de dezembro apresentou até mesmo uma pequena queda em relação ao mesmo período de 2012.

Não ocorria redução em três meses seguidos desde o primeiro semestre de 2011, quando os meses de fevereiro, março e abril do respectivo ano, apresentaram decrescimento contínuo.

A SSPDS tem buscado ao máximo reduzir o índice de violência no Ceará com diversas ações e reforço policial. Recentemente, o estado foi dividido em Áreas Integrada de Segurança (AIS) e estão sendo traçadas metas para cada uma das áreas.

Confira a apresentação completa do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva, clicando aqui.