Divisão de Homicídio apreende arsenal e desarticula quadrilha em Caucaia

30 de dezembro de 2013 - 15:14

Investigações sigilosas e consequentes operações de buscas e apreensões proporcionaram à Polícia Civil através da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) desarticular na última semana, com seu ponto alto na quinta-feira (26), uma quadrilha responsável por vários homicídios em Fortaleza e Região Metropolitana. Com o bando foi apreendido um arsenal que era utilizado para a prática de vários crimes na região.

As prisões ocorreram no Centro de Caucaia e em uma fazenda na Zona Rural do município. No Centro da cidade, o primeiro a ser preso foi Antonio Gerlando Sampaio Viana, 29, vulgo "Toinho das armas", considerado o chefe da quadrilha e que responde dois processos por tráfico de drogas e cinco por homicídios. Com ele foram presos ainda Valdei Rufino Libanio, 20, o "Dei", que responde por tráfico de drogas, homicídio e era foragido do 20º DP, quando em abril foi resgatado pelos seus comparsas e Francisco Jacinto Ferreira das Flores, 23, que já responde por dois homicídios. Com o trio foram encontradas duas pistolas sendo uma de uso restrito das forças policiais e vasta munição.

Dando continuação a operação, as equipes da DHPP partiram para a fazenda onde a quadrilha costumava se reunir e planejar suas ações criminosas. No local, os policiais prenderam Alexandre Nascimento da Silva, 31, que já responde por porte ilegal de arma, crime de transito, roubo e ameaça e Antonio Carlos Sousa Gomes, 38, sem antecedente criminal. Na fazenda foram apreendidas quatro espingardas, sendo uma calibre 12, uma cal. 36, uma de ar comprimido e uma tipo socadeira além de uma pistola cal. 380, um revolver magnum 357, uma carabina cal. Ponto 30, tipo Magal de fabricação israelense além de diversas munições de vários calibres, carregadores de pistolas, cocaína, uma balança de precisão, aparelhos celulares, relógios, joias e a quantia de vinte mil reais.

Uma semana antes da operação, foram presos Francisco Cilas de Moura Araújo, 37, que já responde por três homicídios, porte ilegal de arma e formação de quadrilha, Leonardo Chaves Gomes, 18 e Francisco Rafael da Silva, 36. O trio faz parte da mesma quadrilha desarticulada nessa operação.

Entre os crimes investigados pela DHPP atribuídos ao bando está o homicídio de Josivan Carneiro de Sousa, 23, ocorrido no último dia 10 na Rua Mario Andrade, no Parque São Gerardo, em Caucaia.

De acordo com o delegado Márcio Gutierrez, a quadrilha era articulada e atuava em diversas modalidades criminosas, entre elas, o homicídio, o tráfico de drogas, o roubo a bancos e o tráfico de armas. A Divisão descobriu ainda, que o "Toinho" fornecia as armas apreendidas para outras quadrilhas.

Já o diretor da DHPP, Luiz Carlos Dantas, afirma que considerando a contumácia do "Toinho" (a frequência da participação dele em homicídios), o seu aprisionamento poderá significar uma grande diminuição dos homicídios em Caucaia, Fortaleza e municípios adjacentes.

A operação foi coordenada pelos Delegados Luiz Carlos Dantas, diretor da DHPP e Márcio Gutierrez e contou com a participação de 20 inspetores da Polícia Civil.

Outras Informações:

Assessoria de Comunicação da Polícia Civil