Forças de segurança lançam Operação Verão

20 de dezembro de 2013 - 13:56

O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, Forças Armadas, ABIN, Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Detran e Infraero, lançaram na quarta-feira (18), no Aterro da Praia de Iracema, a Operação Verão, que contará com um efetivo conjunto de mais de 1000 agentes.

Essa ação é fruto de um trabalho integrado, com o objetivo de otimizar recursos humanos e materiais para prevenção e repressão aos crimes ambientais, contra o patrimônio e garantir a segurança da comunidade. A Operação segue até o dia 15 de março de 2014.

"Dentro da Operação Verão vamos realizar operações menores por meio da Copol em conjunto com parceiros de outras forças", destacou o delegado Fernando Menezes, responsável pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol).

O comandante do Corpo de Bombeiros Militares, Cel. Araújo Gurgel, enfatizou que o efetivo do Corpo de Bombeiros será ampliado na faixa litorânea com cerca de 120 homens, equipados com motos aquáticas e pranchas de surf para viabilizar os salvamentos. Já a Marinha, irá intensificar os trabalhos de fiscalização contra a pesca ilegal, contrabando e crimes ambientais em geral.

"A integração dos órgãos para essa operação servirá também como preparação para eventos, como Copa do Mundo e BRICS (encontro do grupo Brasil, Rúsia, Índia, China e África do Sul), que vão ocorrer em 2014", aponta o secretário da Segurança Pública, Servilho Paiva.