Polícia Militar resgata taxista em poder de quadrilha

11 de dezembro de 2013 - 16:46

A Polícia Militar conseguiu localizar um taxista que estava em poder de uma quadrilha composta de um adulto e cinco adolescentes. Além de localizar a vítima e o veículo, os policiais prenderam um jovem de 19 anos e apreenderam cinco adolescentes com idades entre 14 e 17 anos. O crime ocorreu na manhã desta terça-feira (10).

O crime

Três dos jovens foram até o ponto de táxi no bairro Parangaba e solicitaram uma corrida. No conjunto Jardim União, no Passaré, eles anunciaram o assalto e outros três entraram no carro. A vítima foi colocada então no porta-malas do veículo.

Outro taxista desconfiou do comportamento dos jovens ainda no ponto base e acionou a Polícia Militar por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O alerta foi disparado para as viaturas que estavam na área e uma delas localizou o carro com as características repassadas. Após perseguição, o táxi foi interceptado na Av. Dedé Brasil, no bairro Itaperi.

Durante a abordagem, a PM localizou três facas e libertou o taxista sem ferimentos. Os menores foram encaminhados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), enquanto o maior de idade identificado como Ednilson Sousa Silva, de 19 anos, foi autuado em flagrante na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas.

Campanha

Desde o dia 22 de novembro, a Secretária da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) determinou a intensificação nas abordagens aos táxis, com o objetivo de inibir os crimes contra a categoria.

No mesmo dia, o Sindicato dos Taxistas e dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviário de Passageiros do Município de Fortaleza e Região Metropolitana (Sinditaxi) lançou a campanha "A Polícia é amiga. Abordagem é legal!”, em parceria com a SSPDS.

Neste mês de dezembro, o presidente do Sinditaxi, Vicente de Paula Oliveira, enviou um ofício agradecendo as constantes blitze e abordagens, o que já tem aumentado a sensação de segurança.