Secretaria da Segurança realiza I Seminário do Pró-Cidadania é realizado em Tauá

27 de novembro de 2013 - 16:59

A cidade de Tauá, no Sertão dos Inhamuns, sediou na terça-feira (26), o I Seminário Estadual do Pró-Cidadania. O evento reuniu diversas autoridades estaduais, como o vice-governador Domingos Gomes de Aguiar Filho e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva, além de prefeitos e membros do Pró-Cidadania de vários municípios.

Tauá não foi escolhida para sediar o Seminário aleatoriamente, já que foi o primeiro local a receber o programa de forma experimental. Domingos Filho se mostrou feliz com o resultado obtido com o Pró-Cidadania tauaense. "O programa em Tauá conta hoje com 80 agentes de cidadania. Eles têm ajudado a Polícia Militar e a Polícia Civil a fazer da cidade uma das que têm os menores índices de violência no Ceará", enfatizou o Vice-Governador.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva, palestrou sobre o Pró-Cidadania como instrumento de fortalecimento do sistema de segurança. O titular da SSPDS ressaltou o pioneirismo do programa, que tem contribuído para a segurança em diversos municípios. "Pró-Cidadania tem atuado em parceria com a PM e Polícia Civil, criando um circulo virtuoso, que os senhores (prefeitos) não podem mensurar o bem causado para suas cidades. Essa iniciativa implantada aqui no Ceará pode servir de modelo para o resto do país", disse o Secretário.

O evento ainda contou com outros palestrantes, como o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Cel. João Carlos de Araújo Gurgel; o comandante da Polícia Militar, Cel. Lauro Carlos de Araújo Prado; o coordenador Estadual do Pró-Cidadania, Tenente-Coronel Adriano Gurgel; e do Delegado Geral da Polícia Civil, Andrade Júnior.

Pró-Cidadania

O Programa de Proteção à Cidadania surgiu por meio do Governo do Estado, que firmou parceria com municípios com população estimada em até cerca de 50 mil habitantes. O objetivo é desenvolver ações de prevenção à violência, à criminalidade e a danos a pessoas e ao patrimônio público.

O Pró-Cidadania foi instituído em dezembro de 2011 quando o Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, sancionou a Lei nº 15.085, que possibilitou o início do programa. No ano seguinte, o Governo Estadual equipou e treinou os agentes dos municípios que aderiram ao Programa de Proteção. O Estado ainda dá apoio financeiro para a execução do Programa.