AESP realiza Solenidade alusiva ao início de mais seis Cursos de Ascensão Profissional da PCCE

29 de outubro de 2013 - 09:14

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) iniciou, nesta terça-feira, 29 de outubro de 2013, mais seis turmas dos Cursos de Ascensão Profissional da Polícia Civil do Ceará (PCCE). São elas: três turmas do Curso de Aperfeiçoamento para Inspetor de 3ª Classe (turmas 4, 5 e 6), e três do Curso de Aperfeiçoamento para Inspetor de Classe Especial (turmas 3, 4 e 5).

Ao todo serão contemplados pelos Cursos 210 inspetores da PCCE, distribuídos em seis turmas. As aulas terão duração de quatro semanas e término previsto para o dia 09 de novembro. Elas ocorrerão de segunda à sexta-feira, de 8h às 17h50. Duas semanas serão de aulas presenciais e as demais ocorrem à distância, por meio da utilização da plataforma Moodle.

A parte de Ensino a Distância é uma novidade nos Cursos de Formação Inicial e Continuada da AESP/CE, estabelecido por meio das novas Matrizes Curriculares da AESP/CE, dispostas no Decreto nº. 31.276 de 13 de agosto de 2013.

Dentre as disciplinas aplicadas aos cursos se encontram a Legislação aplicada à Polícia Judiciária e da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário, Tiro Policial Defensivo, Abordagem Policial, Criminalística, entre outras.

No primeiro dia de aula, será apresentado o Seminário Introdutório, no qual os discentes serão recepcionados e poderão conhecer os Coordenadores e Monitores, o Regime Acadêmico, e assistir a uma palestra com o tema "Crimes Funcionais Comuns", ministrada pelo Juiz Federal Agapito Machado. Os discentes passarão por uma prova objetiva no último dia letivo, 23 de novembro.

Palestrante:

Agapito Machado – Juiz Federal titular da 21ª Vara em Fortaleza e Professor de Direito Penal (graduação) e de Processo Penal (especialização), da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), desde 1985. Dentre outros cargos públicos, integrou os Tribunais Regionais Eleitorais do Piauí (1987/1988), Rio Grande do Norte (1991) e Ceará (1992), e foi Diretor do Fórum nesses locais, nos mesmos períodos. Compôs as Comissões: destinada a propor alterações da Legislação Penal e Processual Penal, bem como, para propor medidas de combate à criminalidade, e a de Sistemização do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, para propor sugestões ao Anteprojeto da Lei de instituição dos Juizados Especiais Criminais Federais (Lei nº 10.259/01). Além de diversos artigos publicados em Revistas Jurídicas, Agapito Machado é autor de vários livros: Crimes do Colarinho Branco/Contrabando e Descaminho; Questões Polêmicas de Direito; Procedimentos Criminais; Sentenças Criminais na Justiça Federal de 1º Grau; Sentenças Civis na Justiça Federal de 1º Grau; Prisões: legalidade, ilegalidade e instrumentos jurídicos; Julgamento antecipado da ação penal; e Crimes Funcionais Comuns, sua última obra publicada, seu 12º livro, pela Editora Forense (RJ).

Serviço:

Início de mais seis Cursos de Ascensão da PCCE

Data: 29/10/2013

Horário: 8h

Local: Auditório da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará ? Av. Presidente Costa e Silva, 1251 ? Mondubim ? Fortaleza/Ceará.