CEE credencia AESP para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu

16 de setembro de 2013 - 13:15

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) recebeu, no último dia 11 de setembro, do Conselho de Educação do Estado do Ceará (CEE-CE) o credenciamento para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu. A proposta didático-pedagógica submetida pela Academia para a avaliação do Conselho em fevereiro deste ano foi composta por três tipos de Curso de especialização: Governança na Segurança Pública, Planejamento e Gestão de Riscos e Metodologia do Ensino Superior.

Segundo o Professor e Conselheiro Francisco Cunha, o Conselho de Educação do Estado do Ceará aprovou a proposta na Câmara de Ensino Superior e Profissional e de forma bicameral no Pleno do Conselho. Ela foi aprovada por unanimidade nas duas instâncias, tendo recebido sugestões na Câmara para que fossem acrescidas algumas informações pelos Relatores. Está sendo feita a redação final do processo e a matéria se encontra aprovada para ir à publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Os cursos possibilitarão a aquisição de conhecimento no âmbito estratégico, tático e educacional, na área da Segurança Pública, uma vez que a oferta de uma especialização em metodologia do ensino superior propiciará às forças de segurança do Estado a discussão de conteúdos e de ferramentas pedagógicas para profissionais que atuam na área de ensino.

Quanto aos cursos de Governança na Segurança Pública e de Planejamento e Gestão de Riscos, ambos visam difundir práticas coerentes e condizentes com os anseios sociais e ainda preparar para atuação em diversas dimensões da gestão em segurança pública.

A partir da publicação no DOE, a AESP estará apta a ofertar os cursos de pós-graduação lato sensu, com chancela própria, passando a chancelar, por exemplo, o Curso Superior Segurança Pública (CSSP) e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO). Também está previsto para breve a solicitação de credenciamento para a oferta de Graduação Tecnológica em Segurança Pública.

Segundo o Cel PM, Roosevelt Alencar, Diretor-Geral da AESP, “essa legitimação educacional nos engrandece e mostra a seriedade dos nossos processos no âmbito das ações formativas em segurança pública, voltadas para as questões sociais e resolução de conflitos”.